Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

O chocalho de Brás Cubas

Autor: Paul Dixon.

Uma leitura das Memórias Póstumas

Este livro examina, analisa e interpreta um dos romances mais importantes e mais complexos de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas. O autor, Paul Dixon, é um pesquisador experiente, estudioso de Machado (e do Brasil) há muitos anos, tendo publicado livros e ensaios diversos sobre nosso escritor maior. Dixon é também conhecedor atualizado e atento da vasta produção crítica já existente sobre a obra de Machado.
Com esse cabedal e essas credenciais o crítico segue caminhos novos para enfrentar as Memórias Póstumas. Seu instrumental teórico principal se apoia na Fenomenologia, o que lhe exige compreender e revelar as múltiplas conexões internas organizadas no romance, em busca das suas características de obra de arte, da riqueza de sua mensagem e dos valores humanos ali presentes.
Dixon alinha-se com Antonio Candido, que diz: “Em Machado, juntam-se por um momento os dois processos gerais da nossa literatura: a pesquisa dos valores espirituais, num plano universal, o conhecimento do homem e da sociedade locais. Um eixo vertical e um eixo horizontal, cujas coordenadas delimitam, para o grande romancista, um espaço não mais geográfico ou social, mas simplesmente humano, que os engloba e transcende.”
Assim, este livro investiga as características locais e universais das personagens, as linhas narrativas, as ricas imagens que se intercruzam e se remetem mutuamente, e um conjunto extraordinário de relações que Machado construiu com muita astúcia e muita inovação.

Acesse: http://pueblolivraria.com.br

FICHA DO LIVRO

Título: O chocalho de Brás Cubas
Autor: Paul Dixon

Editora: Nankin Editorial e Edusp
Ano: 2009
Páginas: 160

Gênero: Poesia

ISBN: 978-85-7751-037-5

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL