Pesquisa

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Reconstruindo Cajueiro Seco

Autor: Diego Beja Inglez de Souza.

Reconstruindo Cajueiro Seco: arquitetura, política social e cultura popular em Pernambuco (1960-64)

A experiência habitacional de Cajueiro Seco, realizada em Pernambuco durante o curto governo de Miguel Arraes, entre 1963 e 1964 é analisada e reconstruída neste livro. Freqüentemente considerada um paradigma nacional de participação popular e aproximação entre o moderno e o vernacular na arquitetura, a experiência é aqui analisada como parte da história social, política e cultural do período.
É o tempo de Arraes e também de João Goulart e das Reformas de Base, dos conflitos no campo, do Seminário de Habitação e Reforma Urbana, das vitórias da revolução cubana, de Kennedy e da Aliança para o Progresso. Ao mapear os diversos atores envolvidos na formulação, concretização e interrupção da experiência, este trabalho ultrapassa as referências autorais do projeto da taipa pré-fabricada, de modo a repensar o lugar dos processos coletivos na historiografia da arquitetura.

Acesse: http://pueblolivraria.com.br

FICHA DO LIVRO


Título: Reconstruindo Cajueiro Seco
Autor: Diego Beja Inglez de Souza

Editora: Annablume
Páginas: 418
Formato: 14x21 cm
Ano: 2010

Gênero: Arquitetura

ISBN: 978-85-391-0117-7

0 comentários:

Postar um comentário

Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL