Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Livros Vermelhos

Autor: Marcelo Badaró Mattos (coord.) 

Literatura, trabalhadores e militância no Brasil

 De que forma os trabalhadores brasileiros foram retratados pela literatura de ficção ao longo do tempo? Que identificações e compromissos os escritores assumiram com os trabalhadores, suas organizações e lutas? De que forma a opção política combinou com as orientações estéticas na obra dos escritores que assumiram uma militância de esquerda? Que reações essa militância literária poderia provocar?

Nenhuma dessas perguntas é propriamente nova. Respostas para elas vêm sendo buscadas pela análise literária e pelas ciências sociais de forma geral. A contribuição de Livros vermelhos: Literatura, trabalhadores e militância no Brasil está em procurar responder a essas perguntas por meio da combinação entre as abordagens de uma história social do trabalho, em constante processo de renovação, e um entendimento de história da cultura que procura situá-la como parte da vida social material.

Os artigos que compõem a obra foram escritos a partir de pesquisas individuais, mas seus pressupostos teóricos e sua forma final foram debatidos em atividades do Grupo de Pesquisas Mundos do Trabalho UFF, do qual os autores fizeram parte. Os temas abordados são: os trabalhadores na literatura de viajantes da primeira metade século XIX; o samba A favela vai abaixo, de Sinhô; o Parque industrial, de Patrícia Galvão; a peça O rei da vela, de Oswald de Andrade; o engajamento político nas obras de Graciliano Ramos e de Jorge Amado e seus relatos de viagens à URSS; a “utopia estético-política” de Mario Pedrosa; Ênio Silveira, o editor militante; e os livros apreendidos pelo Dops-RJ.

Cruzar cultura e classe é, enfim, o propósito dos estudos reunidos nesse livro.

  



FICHA DO LIVRO


Editora: Bom Texto
Ano: 2010


Peso: 400 gramas


ISBN: 85-87723-51-0

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL