Pesquisa

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Abordagens e Concepções de Território

Marcos Aurélio Saquet nos apresenta uma ampla reflexão a respeito das significações do conceito de território. Ao ler este livro, o leitor é convidado a pensar as partes mais importantes da história da formação desse conceito. Saquet explica as diferentes realidades em que ocorreram os processos teórico-políticos de construção do conceito. Partindo da análise de um amplo referecial teórico de diferentes paradigmas, ele debate sua compreensão no contexto das perspectivas dos autores.
É a partir de autores consagrados que se dedicaram a pensar o conceito – como, por exemplo, Jean Gottmann, Claude Raffestin, Giuseppe Dematteis entre outros – que Saquet discute as diferentes abordagens e suas contribuições para o debate geográfico. Nessa perspectiva, ele analisa os processos geográficos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Essa é outra grande contribuição do autor, pois há uma diversidade de significações sobre esses processos, por causa da multidimensionalidade do conceito de território. Saquet reúne as contribuições dos autores analisados de forma objetiva e as apresenta de forma didática, facilitando a compreensão desses processos.
Mas essa análise não se limita a um referecial bibliográfico de estudiosos estrangeiros. Estudando geógrafos brasileiros, Saquet reuniu um conjunto de autores de diferentes correntes teóricas, selecionou algumas de suas obras e apresenta sua leitura, discutindo ora o conceito de território, ora os processos geográficos. Autores como Manuel Correia de Andrade, Milton Santos, Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Rogério Haesbaert e Eliseu Spósito entre outros, são estudados a partir de suas diferentes compreensões do conceito em questão.
Território, espaço, região, paisagem, lugar são categorias geográficas qualificadas em suas diferentes leituras pelos vários autores debatidos. Essa amplitude conceitual e bibliográfica nos traz uma boa oportunidade para pensar a Ciência Geográfica, como afirma Dematteis na apresentação deste livro.
Numa perspectiva territorial imaterial, Saquet conclui seu livro, apresentando uma proposta de abordagem territorial. Nesse capítulo, ele completa seu esforço e nos contempla com o desafio de conceber o território a partir do diálogo, que deve ser prática fundamental para as pessoas que pensam os diversos tipos de território.



FICHA DO LIVRO


Páginas: 200

Gênero: Geografia

ISBN: 978-85-7743-040-6

0 comentários:

Postar um comentário

Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL