Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Apologia dos bárbaros

Autor: .

 Ensaios contra o império.

 As transformações ocorridas após a derrubada das torres do World Trade Center fundamentam a análise empreendida por Davis de aspectos das políticas interna e externa dos Estados Unidos.

Mike Davis é consagrado como um crítico ferrenho do imperialismo norte-americano. Na apresentação do livro, Paulo Daniel Farah escreve: “Apologia dos bárbaros se propõe a celebrar a contranarrativa dos que não pertencem à autoproclamada ‘civilização’ hegemônica (os quais, portanto, inserem-se automaticamente na categoria amorfa da barbárie)”.

O discurso maniqueísta de George W. Bush, as desastrosas intervenções militares no Afeganistão e no Iraque e as arbitrariedades cometidas em nome da guerra contra o terror são alguns alvos das ácidas críticas de Davis. Mas seus disparos não atingem apenas os membros do Partido Republicano. Os democratas são criticados por apoiarem o “Ato Patriota” e seus desdobramentos. Entre os outros objetos de estudo de Davis estão o sistema penitenciário (e as condições desumanas das prisões), a questão dos recursos hídricos, o aquecimento global e os desastres “naturais” provocados pela devastação ambiental.


FICHA DO LIVRO

Autor:

Editora: Boitempo
Ano
: 2008
Páginas: 352

Gênero: Política

ISBN: 978-85-7559-105-5

Sobre o autor: Mike Davis é historiador e ensaísta. Nascido na Califórnia, Estados Unidos, dedica-se ao estudo do urbanismo, da ecologia e da história contemporânea. Leciona no Departamento de História da Universidade da Califórnia, em Irvine. 

Mais informações: A edição brasileira é ilustrada pelas charges do cartunista carioca Carlos Latuff, conhecido por seu trabalho de cunho antiimperialista. Os desenhos de Latuff dialogam com a crítica de Davis, pois a seleção das charges privilegiou aquelas que abordassem os mesmos temas.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL