Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Babel do Novo Mundo

Autor: Marcio Antônio Both da Silva.

Povoamento e vida rural na região de matas do Rio Grande do Sul (1889-1925).

" Na colônia de Ijuí, o Padre Cuber afirmou que o planalto rio-grandense era uma 'Babel do Novo Mundo'. Esta expressão teve a felicidade de retratar as diferentes línguas faladas pelos moradores - português, alemão, italiano, polonês, além dos idiomas indígenas, mas também a referência a uma 'Babel' é adequada para entender um processo em que grupos com diferentes objetivos não se entendem. Esta obra de Marcio Both da Silva é um importante e inovador estudo sobre a fronteira agro-pastoril do norte do Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do XX.

A ocupação destas terras não foi um processo pacífico e harmônico. Este trabalho demonstra como as matas nativas desta região já eram habitadas por indígenas ou descendentes de escravos, normalmente denominados como "caboclos" ou "nacionais". O autor rompe com a tradição historiográfica que glorifica o imigrante europeu e vislumbra o interior do país apenas como um "vazio" demográfico a ser preenchido pelo homem branco." (Extraído do texto do prof. Paulo Pinheiro Machado, autor da orelha do livro)



FICHA DO LIVRO

Título: Babel do Novo Mundo
Autora: Marcio Antônio Both da Silva

Editora: Editora Unicentro
Páginas: 347
Ano: 2011

Gênero: História

ISBN: 978-85-7891-105-8

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL