Privatização da Cultura
Autora: Chin-Tao Wu.
  A intervenção corporativa nas artes desde os anos 80.
 O  crescente papel das grandes empresas e seus interesses privados no  mundo das artes, na produção, circulação e nas instituições culturais no  mundo, submetendo-a aos seus interesses, sob a ótica do marketing, do  investimento em ativos ou da diplomacia de negócios. Este é o delicado e  pouco explorado tema deste livro inovador da autora taiwanesa Chin-tao  Wu, a partir de sua pesquisa na Universidade de Londres sobre as  mudanças ocorridas nos sistemas de apoio às artes nos Estados Unidos e  Reino Unido no final do século XX. 
Lançada  no Brasil em uma co-edição do SESC com a Boitempo Editorial, a obra  analisa os efeitos das políticas para o setor dos governos de Ronald  Reagan e Margaret Thatcher, que estabeleceram marcos como a redução dos  investimentos governamentais diretos e do controle público, e o  crescimento dos incentivos fiscais, fundações privadas, do marketing  cultural e dos institutos de empresas atuando no setor. A cultura deixa  de ser uma área de enriquecimento do espírito, para se tornar mais um  setor que tem que “se sustentar”, como “negócios privados”, mas que  seguem, ainda que de forma às vezes dissimulada, subsidiados pelo poder  público. 
A  partir desta mudança na postura dos governos e sociedades em relação à  influência do mundo dos negócios na arte, Chin-tao explora o peso das  empresas e seus dirigentes nos conselhos curadores, inclusive de  instituições públicas como a Tate Gallery, e as crescentes coleções  privadas, em poder das próprias empresas. Como estas fazem da arte,  também, seu negócio financeiro e de imagem, e como os próprios museus se  tornam cada dia mais orientados e parecidos com empresas - como no caso  estudado no livro das “franquias” do museu Guggenheim, que hoje já  possui até uma filial dentro de um cassino em Las Vegas.   
Acesse: http://pueblolivraria.com.br
FICHA DO LIVRO
Título: Privatização da Cultura
Autora: Chin-Tao Wu
Editora: Boitempo
Ano: 2006
Páginas: 408
Gênero: Ciências Sociais - Cultura
ISBN: 85-7559-088-X

0 comentários:
Postar um comentário