Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Jornalismo público


A implantação de um sistema público de comunicação no Brasil é o principal tema deste livro de Danilo Rothberg, que ao avaliar a viabilidade deste modelo, acaba por discutir a própria conjuntura do jornalismo no país. Mas para chegar a um entendimento amplo sobre o assunto, o autor investiga, antes de tudo, a mais destacada experiência do gênero existente no mundo: a rede britânica BBC, com mais de oito décadas de atuação, apresentando um estudo de caso sobre uma cobertura política realizada pela emissora. Rothberg expõe, a partir daí, a necessidade de dispor de uma rede pública de comunicação, fundamental para a livre circulação de ideias e a difusão democrática da informação.

Como pressuposto para alcançar este ideal, a obra aponta, então, quatro grandes obstáculos a serem superados. Rothberg acredita, primeiro, que há um domínio do interesse político e econômico neste meio, que leva à concentração dos veículos de comunicação nas mãos de pequenos grupos e que estes acabam, invariavelmente, tendo acesso privilegiado aos centros de poder. Em seguida, aponta a massificação de valores hegemônicos, criando, assim, verdades universais que representam a opinião de uma minoria. E, por último, destaca o próprio papel dos profissionais da área, que se revestem de uma autoridade que determina o tratamento dado a certas questões em pauta nos veículos. Mesmo com estes entraves, o autor não apresenta uma visão fatalista do jornalismo. Seu principal objetivo, aqui, se trata de uma simples, mas não menos complexa, busca: a de encontrar alternativas que contribuam para que os meios de comunicação de massa cumpram sua função social.


FICHA DO LIVRO


Editora: Unesp
Edição: 1ª Edição
Ano: 2011
Páginas: 214
Peso: 360g
Gênero: Comunicação

ISBN: 9788539301775
Sobre o autor: Danilo Rothberg é professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp e pós-doutorado pela Open University, Inglaterra (Visiting Research Fellow, 2006-2007).



0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL