Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Brasil Delivery


Autor: Leda Paulani

A política econômica conservadora adotada por Luiz Inácio Lula da Silva ao chegar à Presidência é o ponto de partida de Brasil Delivery, novo livro da economista Leda Paulani, publicado pela Boitempo. A primeira reação, não esconde a autora, é de perplexidade – atitude que não foi incomum entre os intelectuais que participaram da construção do Partido dos Trabalhadores. Superado o baque inicial, Leda Paulani se dispõe a entender as razões que levaram a essa guinada conservadora de Lula e as conseqüências da continuidade da política neoliberal.

A autora desenvolve sua argumentação e crítica ao que entende, em linhas gerais, como a transformação do país em uma plataforma de valorização financeira internacional. Para Leda Paulani, o abandono de perspectivas de desenvolvimento e soberania determinou a entrega do Brasil a interesses alheios à maioria da população. É esse o mote do título do livro: um Brasil para entrega, o Brasil Delivery.

Abordagem consistente e aprofundada da política econômica petista, a obra analisa o desenvolvimento do capitalismo brasileiro e da industrialização, além de retomar a história do neoliberalismo enquanto doutrina. Um de seus objetivos é demonstrar que Lula fez uso de um instrumento singular para levar adiante sua política conservadora: a decretação de um estado de emergência econômico.

Os seis artigos que compõem Brasil Delivery resultam de palestras e debates protagonizados pela autora, além de textos publicados em veículos como o periódico acadêmico da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e a revista alemã Prokla. O livro faz parte da Coleção Estado de Sítio, coordenada por Paulo Arantes, autor da orelha do livro.



FICHA DO LIVRO


Título: Brasil Delivery
Autores: Leda Paulani

Editora: Boitempo
Páginas: 152
Ano: 2008

Gênero: Economia, Política

ISBN: 978-85-7559-102-4

Sobre a autora
Leda Paulani, economista e doutora em Economia pelo IPE-USP, é professora do Departamento de Economia da FEA-USP e da pós-graduação em Economia do IPE-USP. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e estrangeiras e é membro do conselho editorial de publicações, como a Revista de Economia Política. É autora, entre outras obras, de Modernidade e discurso econômico, lançado pela Boitempo.


Sobre a Coleção Estado de Sítio
Coordenação de Paulo Arantes

Sob a inspiração de Walter Benjamin - "A tradição dos oprimidos nos ensina que o `estado de exceção` em que vivemos é na verdade a regra geral. Precisamos construir um conceito de história que corresponda a essa verdade" -, a coleção trata de temas centrais do nosso tempo: crescente autoritarismo do Estado, terrorismo, fundamentalismo e império, relações da televisão e do cinema com o poder e a guerra e conflitos globais.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL