História e cinema
Autores: Maria Helena Capelato, Marcos Napolitano, Elias Tomé Saliba e Eduardo Morettin (Orgs).
Em pouco mais de cem anos de existência, o cinema produziu – e ainda produz – incontáveis filmes que tomam o passado como inspiração para seus temas e roteiros. Revolução Russa, ascensão do Terceiro Reich, relação entre cinema e Estado, reflexões culturais e sociais como as que ocorrem antes e depois de guerras e golpes de Estado, questões religiosas e impacto da ficção televisiva são apenas alguns exemplos dentre inúmeros temas abordados através da linguagem audiovisual.
Resultado de dois anos de intenso trabalho, História e cinema é uma coletânea de textos de pesquisadores da área de história e de audiovisual, dedicada a examinar as relações entre cinema e história e de pensar o filme como documento de discussão de uma época e seu estatuto como objeto de cultura.
História e cinema tem ainda como objetivo discutir o lugar ocupado pelo cinema – e hoje também pela televisão – não apenas na representação do passado, mas também na própria pesquisa histórica, além de sua importância na veiculação de valores, projetos e ideologias.
Acesse: http://pueblolivraria.com.br
FICHA DO LIVRO
Título: História e cinema
Editora: Alameda Editorial
Páginas: 392
ISBN: 978-85-98325-42-2
Sobre os autores: Maria Helena Capelato, Marcos Napolitano e Elias Tomé Saliba são professores da FFLCH/USP. Eduardo Morettin é professor da ECA/USP.
Sobre os autores: Maria Helena Capelato, Marcos Napolitano e Elias Tomé Saliba são professores da FFLCH/USP. Eduardo Morettin é professor da ECA/USP.
Mais informações:
Sumário
Apresentação
Parte I - Memória, monumento, historiagrafia
A alegoria langiana e o monumental: a figura de Babel em Metropolis - Ismail Xavier
O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro - Eduardo Morettin
A escrita fílmica da história e a monumentalização do passado: uma análise comparada de Amistad e Danton - Marcos Napolitano
As imagens canônicas e a História - Elias Thomé Saliba
Ficção televisiva e identidade nacional: o caso da Rede Globo - Mônica Almeida Kornis
Parte II - Documentos em imagens: filmes de arquivo
Trabalhando com cinejornais: relato de uma experiência - José Inácio de Melo Souza
A representação da realidade em filmes de Rogério Sganzerla: onstruindo a História a partir de Orson Welles e de cinejornais - Samuel Paiva
Glauber Rocha: Exílio, Cinema e História do Brasil - Maurício Cardoso
Parte III - Cinema e impasses da revolução
Proibido ultrapassar à esquerda: as Brigadas Vermelhas na visão de Gianni Amelio, Marco Bellocchio e Marco Tullio Giordana - Mariarosaria Fabris
A cena político-cultural cubana dos anos 1970: uma análise histórica do filme A Última Ceia - Mariana Martins Villaça
Entrelaçamentos: Cabra macrado para morrer, de Eduardo Coutinho - Henri Arraes Gervaiseau
O Desafio: filme reflexão no pós-1964 - Mônica Brincalpe Campo
Parte IV - Cinema e representações da guerra
O triunfo do Reich de Mil Anos: cinema e propaganda política na Alemanha nazista - Wagner Pìnheiro Pereira
Do texto à imagem: as faces da violência nas crianças nazistas em Aleluia, Gretchen! - Rosane Kaminski
A guerra do Vietnã segundo John Wayne e Cia.: uma análise do filme Os Boinas Verdes - Júlio César Lobo
Parte V - Políticas culturais cinematográficas
A Igreja Católica e o cinema: Vozes de petrópolis, A Tela e o jornal A União entre 1907 e 1921 - Cláudio Aguiar Almeida
O Cinema e o Etado na terra do sol: a construção de uma política cultural de cinema em tempos de autoritarismo - Wolney Vianna Malafaia
O cineclubismo no Brasil: idéias sobre o projeto civilizador do movimento francês no brasil e na Argentina (1940-1970) - Fátima Sebastiana Gomes Lisboa
O desenvolvimentismo e sua representação cultural em Tire dié - Mônica Cristina de Araújo Lima
0 comentários:
Postar um comentário