Pesquisa

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Leitura na Formação de Professores de Inglês da Rede Pública

Autora: Nara Hiroko.
  A questão da redução de leitura no ensino de inglês.
 
 Quais as etapas tradicionais da leitura de um texto em língua inglesa? Skimming, uma compreensão geral, scanning, a compreensão específica seguida do enfoque no novo vocabulário e, por fim, a discussão do assunto. Essa seria a resposta padrão da maioria dos professores de inglês. Essa seria a resposta dos alunos-professores de Nara Hiroko. A professora, no entanto, pensava a leitura como algo mais complexo: ela se interessava em compreender a relação leitor-texto, os diferentes aspectos que inflem na interpretação de um texto e, quem sabe, entender como a construção de significados, a partir da leitura, pode operar mudanças na ordem social vigente. Mudanças, ruptura. Para tanto, uma reconstrução da prática do ensino de inglês se mostra necessária. Mas, como lidar com a resistência dos alunos-professores, já acostumados com seus métodos, seus livros, sua forma de trabalhar um texto? Além disso, como ela mesma, no lugar de professora, não praticar, com esses mesmos alunos, uma forma de ensinar engessada? Em Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês, a professora Nara Hiroko transgride o papel de “professor transmissor do conhecimento” e analisa seu próprio trabalho numa crítica franca da forma como ensina e das atuais práticas adotadas pelos professores. Inovador no tratamento prático das questões relativas ao ensino da língua inglesa, este trabalho de pesquisa e autocrítica mostra que professores e alunos aprendem de forma contínua e evidencia que o letramento crítico pode contribuir para a expansão da capacidade crítico-interpretativa do cidadão.
FICHA DO LIVRO

 

Editora: Paco Editorial
Páginas:144
Ano: 2011
Edição: 1ª

Gênero: Educação

ISBN: 9788563381538

0 comentários:

Postar um comentário

Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL