Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Políticas para o Desenvolvimento Local

Autores: Ladislau Dowbor e Marcio Pochmann (Orgs).

O desenvolvimento local está na ordem do dia. Existem inúmeras iniciativas a fim de se dinamizar o desenvolvimento do país pela base, no entanto essa opção não substitui as políticas nacionais nem resolve os problemas globais.

Políticas para o desenvolvimento local constitui um dos produtos de uma iniciativa ampla, que envolveu centenas de pessoas em todo o país. Desenvolvido essencialmente durante o ano de 2006, esse esforço concentrou-se na identificação dos processos capazes de gerar um ambiente favorável à mobilização dos recursos subutilizados do país.

No plano de fundo dessas transformações, encontra-se o processo de urbanização. Hoje, com maior parte da população urbana, o país dispõe de núcleos locais ou regionais com ampla capacidade técnica e econômica para organizar e racionalizar o uso de seus espaços. A população urbana passa a necessitar de sistemas organizados de uso de recursos comuns - espaços de ruas, redes de transportes, coletas de lixo etc. - que exigem processos decisórios mais democráticos e participativos. O próprio reequilíbrio social e a sobrevivência ambiental exigem visão de longo prazo, planejamento mais sofisticado, organização de sistemas de informação, articulação inovadora do urbano e do rural.

O desenvolvimento local envolve dimensões políticas, relações complexas de poder, diferenças culturais e frequentemente a tradicional resistência à mudança, à modernização. E não há muito espaço, nesse universo extremamente diversificado das regiões brasileiras, para um "manual geral de procedimentos". Existem princípios, sem dúvida, que emergem com força nos textos apresentados, mas sua aplicação dependerá de construções criativas e diversas. O leque de visões que apresentamos não traz repostas prontas, mas análises claras dos desafios, dos avanços e das dificuldades da territorialização do desenvolvimento, matéria-prima para soluções inovadoras. 


FICHA DO LIVRO

Autores: Ladislau Dowbor e Marcio Pochmann (Orgs).
 
Editora: Perseu Abramo
Páginas: 390
Ano: 2010
Edição: 1ª 


Gênero: Política - Economia

ISBN: 9788576430605

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL