Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Estados Fracassados - O abuso do poder e o ataque à democracia - INDISPONÍVEL

Autor: Noam Chomsky
Preço: De 45,00 por R$ 36,00.
20 % de desconto.
[Como comprar?]

Sinopse: Reiteradamente, os Estados Unidos têm afirmado o seu direito de intervir militarmente contra os “Estados fracassados” de todo o mundo. Nesta tão esperada continuação de seu bestseller internacional O Império Americano, Noam Chomsky vira o jogo, mostrando como os Estados Unidos possuem, eles próprios, as mesmas características de outros Estados fracassados — tornando-se uma ameaça crescente para seu povo e o mundo inteiro.
Estados fracassados, diz Chomsky, são aqueles que não têm capacidade de “proteger seus cidadãos da violência, e até da destruição” e que “se consideram fora do alcance das leis nacionais e internacionais”. Ainda que formalmente democráticos, observa Chomsky, os Estados fracassados padecem de graves “déficits de democracia” que esvaziam suas instituições democráticas de real conteúdo. Examinando os mais recentes desenvolvimentos da política externa e interna dos Estados Unidos, Chomsky revela os planos de Washington para militarizar o planeta inteiro, aumentando enormemente os riscos de uma guerra nuclear; avalia as perigosas conseqüências da ocupação do Iraque, que provocou a indignação mundial com os Estados Unidos; documenta a auto-isenção de Washington em face das normas internacionais, dentre elas a Carta das Nações Unidas e a Convenção de Genebra, bases do direito internacional contemporâneo, e o Protocolo de Kioto; e examina como o sistema eleitoral norte-americano está concebido para eliminar alternativas políticas autênticas, impedindo por completo a democracia substantiva.
Vigoroso, lúcido e meticulosamente documentado, Estados Fracassados contém uma ampla análise da superpotência global que há muito reivindica o direito de reformar outras nações — derrubando governos que considera ilegítimos, invadindo países que julga ameaçarem seus interesses, impondo sanções contra regimes aos quais se opõe — enquanto as suas próprias instituições democráticas vivem uma grave crise e suas políticas e práticas colocam o mundo perigosamente à beira da catástrofe nuclear e ambiental. Desmantelando sistematicamente a pretensão norte-americana de ser o árbitro da democracia no mundo, Chomsky consegue realizar, em Estados Fracassados, a mais bem focada — e urgente — de suas críticas.

Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2009
Páginas: 350

Gênero: Ciência Política - Imperialismo

ISBN: 8528613690

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL