Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Gramsci e a Revolução

Autor: Lincoln Secco

O pensador italiano Antonio Gramsci sempre se considerou um comunista. Mais do que isso: um revolucionário. Sua obra sofreu o impacto direto da Revolução Russa e, como teórico, ele se voltou para estudos que tinham como ponto de partida também outro grande evento da história contemporânea: a Revolução Francesa. Do jovem revolucionário ao pensador comunista que passou anos numa prisão italiana, neste livro do historiador Lincoln Secco, Antonio Gramsci é analisado em sua especificidade.
Diante do grande Outubro Vermelho, Gramsci não desejava ouvir a velha ladainha dos líderes sociais democratas da II Internacional. Ele preferia se inspirar no famoso “decreto” de Lênin: a falência da Internacional. Concordava com a necessidade de se criar uma terceira, a chamada Internacional Comunista (1919-1943). A Revolução Russa é, nas palavras de Gramsci, uma revolução contra o Capital, porque, na Rússia, o livro de Marx é o livro dos burgueses, não dos operários. Os bolcheviques viveram o verdadeiro espírito do marxismo e resgataram sua essência revolucionária.
Segundo Lincoln Secco, Gramsci foi um pensador muito mais sofisticado do que a maioria dos marxistas de sua geração. Sua estratégia revolucionária ainda hoje alimenta discussões conceituais que ganham cada vez mais repercussão. Termos como hegemonia, fordismo e sociedade civil se tornaram atuais no final do século XX. Todavia, essa difusão sem par de um pensador marxista nos últimos 50 anos também contribuiu para distorcer muito do que ele escreveu. Destacados de seu contexto original, conceitos como sociedade civil e hegemonia serviram para usos e abusos de toda a ordem. O legado de Gramsci pode ser interpretado de muitas maneiras. Mas não se pode ignorar a história. Gramsci foi, antes de tudo, um revolucionário e o núcleo de suas preocupações sempre foi a política e o poder. Mas não qualquer política e sim a estratégia socialista.




FICHA DO LIVRO

Ano: 2006
Páginas: 240


ISBN: 85-98325-25-2

Sobre o autor: Lincoln Secco é professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo e autor de A Revolução dos Cravos.



0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL