Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

O laboratório de Gramsci - Esgotado

Autor: Alvaro Bianchi.

O laboratório de Gramsci
tem como objeto de estudo a reflexão a respeito da relação entre filosofia, política e história nos Quaderni del carcere, os escritos que o filósofo italiano Antonio Gramsci produziu na prisão. Dessa maneira, a partir desses conceitos, fundamentais para a obra de Gramsci, é possível compreender a unidade entre teoria e prática e sua relação com outras áreas do saber. Alvaro Bianchi nos oferece um conjunto de idéias que devem ser lidas não somente por especialistas, mas por militantes da construção de uma sociabilidade para além do Capital. Em sua obra faz uma síntese absolutamente necessária de militância e conhecimento tão difundidos principalmente nos meados de 1970.
Os Quaderni del carcere, ou seja, Os cadernos do cárcere, são necessários para uma reconstrução mais rigorosa no percurso da formulação de argumentos e conceitos teóricos gramscianos. Neles está presente a marca de um pensamento vivo, capaz de informar uma renovada prática teórica e política engajada em projetos de emancipação social.

O contexto da luta contra as ditaduras latino-americanas, simultaneamente ao processo de crise e decomposição das organizações tradicionais da esquerda, possibilitou que nosso continente fosse um ambiente favorável para a recepção das idéias gramscianas. Os conceitos-chaves de Gramsci dentre eles: “hegemonia”, “bloco histórico”, “intelectual orgânico” e “sociedade civil”, passaram a fazer parte do vocabulário intelectual e político dos países. Suas formulações e idéias são trabalhadas com maior intensidade na América Latina, mais até do que em seu próprio país. Suas teorias e seus escritos são aparecem no cotidiano da prática política brasileira: no jornalismo, nos discursos e, principalmente, no debate intelectual. Por isso, o livro de Alvaro Bianchi é destinado para todos aqueles que pensam sobre a política como um arsenal de práticas ligadas ao cotidiano.







FICHA DO LIVRO


Páginas: 320


ISBN: 978-85-98325-79-8 

Sobre o autor: ALVARO BIANCHI é Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diretor do Centro de Estudos marxistas (Cemarx) e secretário de redação da revista Outubro.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL