Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Chão de terra e outros ensaios sobre São Paulo

Autora: Raquel Glezer.

A São Paulo cosmopolita que conhecemos, uma das maiores metrópoles do mundo, é uma criação recente. Em seus primeiros três séculos de existência, foi uma cidade com pequena população e com pouca expressão econômica e política. Somente a partir da segunda metade do século XIX é que a cidade começou a tomar as feições e a importância que possui hoje.

Em Chão de terra, a historiadora Raquel Glezer optou por trabalhar com um aspecto estrutural da história de São Paulo – a questão da propriedade e da posse da terra. Diversamente do que ocorre com o campo, em que a questão da terra é tema de diversos estudos relevantes, os estudos do processo de urbanização da cidade de São Paulo em si são escassos.

Expansão descontrolada, ocupação de áreas de risco, infra-estrutura inexistente ou sofrível, violência espraiada, trânsito descontrolado. Essas são apenas algumas das conseqüências da falta de planejamento urbano que dão a tônica à maioria esmagadora das grandes cidades brasileiras. Para a autora, ao compreender a urbanização colonial e as contingências complexas nela inseridas, é possível atuar de forma mais consciente nas políticas públicas para a cidade, para que as futuras gerações não tenham que arcar com as conseqüências da falta de planejamento urbano.


FICHA DO LIVRO


Editora: Alameda
Páginas: 192

Gênero: História

ISBN: 978-85-98325-57-6

Sobre a autora: Raquel Glezer é doutora em História Social pela FFLCH/USP e professora titular em Teoria da História. Foi chefe de departamento e diretora do Museu Paulista (Museu do Ipiranga) e presidente da ANPUH. É credenciada nos Programas de Pós-Graduação em História Social e em História Econômica. Realiza pesquisas em História do Brasil, nos campos de história da historiografia brasileira, ensino de história e em história urbana da cidade de São Paulo.

Mais Informações: Índice

Prefácio
Nos séculos passados: análises sobre a cidade
I. Chão de Terra
Apresentação
Introdução
Os estudos sobre São Paulo
A Lei de Terras e a terra urbana
As demarcações coloniais
Características da terra urbana
Fontes
Bibliografia
Agradecimentos
II. Outros ensaios
São Paulo como objeto: construção e uso
O campo da História
As transformações da cidade de São Paulo no final do século XIX e no começo do século XX

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL