Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Autoridade e conflito no Brasil colonial

Autora: Heloisa Liberalli Bellotto.

O Governo de Morgado Mateus em São Paulo (1765-1775).

Mais importante governador da Capitania de São Paulo durante o período colonial, D. Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, o Morgado de Mateus, é analisado em profundidade neste estudo clássico de Heloísa Bellotto, que, após trinta anos, ganha uma segunda edição, revista pela autora.

Polêmico e enérgico, o Morgado de Mateus foi enviado pelo Marquês de Pombal para reorganizar a Capitania de São Paulo. Durante seus dez anos de governo (1765-1775), consolidou a autonomia da Capitania e fundou pelo menos vinte cidades, além de ajudar a estabelecer os limites geográficos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – que, em linhas gerais, resultaram nos limites dos atuais estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Autoridade e conflito no Brasil colonial enfoca o período em que, após 17 anos sob jurisdição do Rio de Janeiro (1748-1765), o governo da capitania de São Paulo, restaurado pelo Morgado de Mateus, incrementou a agricultura e atuou para a efetiva conquista e defesa dos territórios meridionais. Mas Morgado de Mateus também entrou em conflito com as autoridades metropolitanas e coloniais quanto à estratégia militar em relação aos espanhóis no Sul do país. Discordando da simples ação no extremo Sul, implementou a ocupação e fortificação a Oeste, com o estabelecimento da praça militar do Iguatemi, no atual estado do Mato Grosso do Sul.


FICHA DO LIVRO

Editora: Alameda
Páginas: 342
Edição: 2ª

Gênero: História

ISBN: 978-85-98325-54-5

Sobre a Autora: Heloísa Liberalli Belloto possui doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pelo Arquivo Histórico Ultramarino (Portugal). É professora da Universidade de São Paulo e professora visitante da Universidad Internacional de Andalusia (Espanha).

Mais informações:

Índice:
Introdução
O espaço, o homem e o instrumento
A Capitania de São Paulo: evolução, extinção e restauração
D. Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus
As instruções de governo
O exercício da direção
Primeiras providências, posse e proposições
Militarização
Exploração e conquistas territoriais
Política de urbanização
Política econômica
Outras atividades administrativas
Resistência e reação
A ruptura na ação
Socorros ao Sul versus “diversão” pelo Oeste
Iguatemi em xeque
Intriga e oposição
A substituição no governo
A defesa de um processo administrativo
Balanço do governo
Luta contra o ostracismo
Considerações finais
Documentação
Abreviaturas
Fontes manuscritas
fontes impressas
Bibliografia consultada

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL