Carta a D.

História de um amor
Gorz, em Carta a D., brilhantemente supera a idéia do “discurso amoroso”. A intenção não é criar um discurso sobre o amor, e sim desnudar-se, desnudando ao mesmo tempo o próprio processo discursivo, logrando assim a sua desconstrução. Confessa e professa uma verdade, a sua verdade, amorosa. O texto é sua verdade amorosa, a transcendência do discurso. E, o que é mais inquietante, é literatura. E chega a esse resultado subvertendo todos os preceitos: cria um texto altamente literário exatamente pela negação dos procedimentos literários. O quase impossível é alcançado.
Acesse: http://pueblolivraria.com.br
FICHA DO LIVRO
Título: Carta a D. - história de um amor
Autor: André Gorz.
Editora: Annablume
Páginas: 80
Gênero: Biografia
ISBN: 978-85-7419-774-6
Crítica:
"Em suas poucas páginas, o livro fala do que talvez seja o mais cobiçado de todos os bens nas biografias: o amor duradouro [...] Este livrinho admirável não trata do casamento burguês, mas sim de um caso singular de amor"
Die Zeit (Alemanha)
"Carta a D. é um texto como André Gorz nunca havia escrito antes. Não é uma análise do sentimento do amor, muito menos um "discurso amoroso", tal como definiu Roland Barthes. É o livro de um apaixonado que fala sobre o amor, que expressa o amor em vez de pensá-lo, de mostrar o seu poder subversivo ou de teorizá-lo."
Arte TV (Alemanha)
"Ao chegar a uma idade em que não se sente mais a força de escrever um livro de fôlego, André Gorz se volta sobre sua própria vida e se dá conta de que nunca escreveu o essencial: a relação com sua mulher, e então começa a escrever diretamente para ela."
Le Monde (França)
0 comentários:
Postar um comentário