Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Professor submisso, aluno-cliente

Autora: Gilda de Castro.

 Reflexões sobre a docência no Brasil.

 Os problemas dos menores infratores, a gravidez precoce e a desqualificação da mão de obra indicam uma causa importante do descompasso entre as condições de vida dos brasileiros e o modelo vigente nas sociedades urbano-industriais: a precariedade do sistema educacional no país. Tentando isentar-se de culpa, autoridades argumentam que a crise econômica, o corporativismo dos docentes e a desestruturação das famílias inviabilizam o sucesso dos procedimentos adotados. Quando desejam tomar medidas de impacto, investem erraticamente em bens materiais ou acionam mecanismos jurídico-policiais para caçar as crianças fora da escola e punir seu pais pela transgressão ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em nenhum momento, procuram analisar realmente o sistema educacional brasileiro para entender o porquê da permanência de resultados medíocres ao exercer seu papel primordial, que é a integração dos jovens à sociedade contemporânea.
Apresento, neste livro, uma reflexão sobre o problema básico ainda não discutido pelo Estado nem pelas escolas de diferentes níveis: a qualificação plena dos professores que seria obtida em programas de formação e atualização teórico-metodológica que contemplassem sua identidade social. Pretendo demonstrar que os procedimentos técnico-administrativos criados nos últimos anos para envolver as crianças nos estudos não terão retorno satisfatório se continuarem restritos à concessão de bolsas de estudo a alunos das classes subalternas, transporte nas áreas rurais e fornecimento de livros e equipamentos eletrônicos. Torna-se indispensável recuperar a imagem dos docentes diante da sociedade brasileira, melhorando seu desempenho e conferindo-lhes autoridade para conduzir o processo educacional.



Acesse: www.pueblolivraria.com.br



FICHA DO LIVRO

Editora: DPeA
Páginas: 152
Ano: 2003
Peso: 250 g


Gênero: Educação
 
ISBN: 85-7490-222-5


0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL