Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Escola Itinerante - na fronteira de uma nova escola

Autora: Isabela Camini.

Este livro é fruto não apenas de um grande trabalho de pesquisa da autora, mas, sobretudo de sua prática pedagógica junto às Escolas Itinerantes do MST. O processo de elaboração deste livro envolveu a coleta de dados e a devida reflexão, que se efetivou sob o contexto histórico dos últimos 12 anos, período em que se concretizaram as atividades pedagógicas dessa escola, presentes nos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Como deve ser a escola que atende aos interesses e ideais da classe trabalhadora do campo e da cidade? Essa é a principal questão colocada pela autora, e é a partir dessa preocupação sobre a atual forma da escola - um produto histórico e que, apesar de disputada em seus objetivos e conteúdos por nós, atende fundamentalmente aos interesses das classes dominantes - que ela passa a discutir a experiência das escolas itinerantes dos acampamentos do MST. Após situar os compromissos históricos que geraram a atual forma escolar, ela se detém na prática pedagógica desenvolvida nas escolas itinerantes, que é uma re-invenção da escola segundo os interesses das classes trabalhadoras do campo, nos limites das contradições de nossa época histórica. A autora nos mostra como as escolas itinerantes vão reconstruindo a prática pedagógica escolar através de sua estreita ligação com o meio, com a realidade atual vivenciada pelos estudantes, palco das contradições de suas vidas.

A auto-organização dos educandos - crianças, jovens e adultos - é um dos princípais temas trabalhados pela autora, refletido a partir da experiência acumulada historicamente pela classe trabalhadora, sobretudo as tentativas de recriação da escola soviética no desenvolvimento da revolução russa.

O presente livro atesta a força, a seriedade e a criatividade presentes nas escolas itinerantes do MST e recupera com isso a importância de as classes trabalhadoras avançarem na construção de suas escolas em busca de uma nova sociedade.


 

FICHA DO LIVRO

Editora: Expressão Popular
Páginas: 296
Peso: 358g

Gênero: Educação

ISBN: 978-85-7743-122-9

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL