Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

À sombra do libertador - Hugo Chávez e a transformação da Venezuela

Autor: Richard Gott.
Trinta anos após a publicação de seu clássico dedicado às guerrilhas latino-americanas Guerrilla movements in Latin American, o jornalista e escritor britânico Richard Gott retorna à América Latina e nos faz descobrir e compreender a figura política mais interessante do continente desde a Revolução Cubana, segundo ele, brindando-nos com uma retrospectiva da trajetória política de Higo Chávez desde os anos de 1960.
Durante o longo inverno político dos anos de 1990, algumas pessoas se esqueceram de que os povos, ainda que anestesiados por décadas de mentiras, são capazes de se levantarem para redescobrir sua memória. Desde 4 de fevereiro de 1992, quando um grupo de jovens oficiais decidiu pôr fim a anos de um dos regimes mais ineficientes e corruptos do continente americano, até a vitória pela via democrática do tenente-coronel Hugo Chávez Frías, a Venezuela passa por uma transformação que pode ser o prelúdio de uma nova era para a América Latina.
Outro grande mérito deste livro é nos mostrar uma Venezuela que não se limita à Ilha de Margarita, às miss universo e aos campos de petróleo. Seguindo os passos de Chávez, Gott percorre o país em ônibus ou carros para, com humor, nos passar suas impressões: "Há muito pouco que ver ou fazer neste lugar", diz a guia turística sobre Barinas, capital do Llano venezuelano; "assim é como deve ser", completa Gott.

Estas páginas poderão fazer com que algumas pessoas se recordem de Getting to know the General. de Grahan Greene, no qual o escritor britânico mostra sua visão do Panamá de Omar Torrijos.

Torrijos também faz parte do panteão dos grandes americanos, patriotas e populares, que Gott bem sabe colocar ao lado de Fidel Castro, Juan Velasco Alvarado e Salvador Allende, homens que souberam escutar e responder ao clamor reivindicativo de seus povos. Entretanto, se algumas dessas experiências não resultaram felizes, Gott acredita, conosco, que o projeto de Chávez terá um melhor final.

Toda grande revolução merece grandes livros. Finalmente, a Revolução Bolivariana do comandante Chávez tem o seu, escrito por um cavalheiro inglês chamado Richard Gott, que, com esta obra, soube ganhar o respeito e a gratidão dos latino­americanos preocupados com o destino de nosso continente.

Acesse: http://pueblolivraria.com.br



FICHA DO LIVRO

Título: À sombra do libertador - Hugo Chávez e a transformação da Venezuela
Autor: Richard Gott

Editora: Expressão Popular
Páginas: 288

Gênero: América Latina - Ciências Sociais

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL