Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

O direito do Paraguai à Soberania. A questão da energia hidrelétrica

Autor: Gustavo Codas (org).
Este livro não é somente uma denúncia: "nossas elites governamentais trocam de forma perversa a soberania hidrelétrica nacional por concessões e apoios políticos fornecidos pelas elites dominantes de nossos vizinhos mais poderosos". É, também, uma história da energia no mundo. Desfaz as frívolas e inconseqüentes especulações sobre as fontes de energias alternativas e vai ao cerne do problema: o padrão de consumo da sociedade atual.

O Paraguai é um produtor por excelência de energia, a energia hidrelétrica de Itaipu e de Yacyretá. E só a Bolívia e o Paraguai têm genuínos excedentes energéticos no Mercosul, o que os coloca em posição privilegiada para estabelecer negociações favoráveis aos seus interesses nacionais. O Brasil e a Argentina são importadores de gás natural e de eletricidade. Portanto, não há nenhuma razão para lhes fornecer energia gratuita ou a um valor muito menor ao do mercado. O Paraguai deve reivindicar um preço justo por sua energia hidrelétrica, tal como a Bolívia está alcançando em relação a seu gás.

Assim como os povos do Panamá e da Bolívia, em um momento dado de sua história se uniram e se mobilizaram em defesa de seu canal e de seu gás, respectivamente, o povo paraguaio está iniciando um processo de compreensão, articulação e mobilização com o objetivo de recuperar a soberania hidrelétrica, tema central deste trabalho.



Acesse: http://pueblolivraria.com.br


FICHA DO LIVRO

Título: O direito do Paraguai à Soberania. A questão da energia hidrelétrica
Autor: Gustavo Codas (Org)

Editora: Expressão Popular
Páginas: 160

Gênero: América Latina - Ciências Sociais

ISBN: 85-7743-062-8


SUMÁRIO:

I. 2008 - O ano em que o Paraguai poderá marcar a conjuntura brasileira.
II. O bispo vermelho do Paraguai - por Richard Gott
III. A Recuperação da soberania hidrelétrica do Paraguai - por Ricardo Canese
IV. Resumo do Programa de Governo do Movimento Popular Tekojoja
V. Enunciados do Programa de Governo do MP Tekojoja
VI. Declaração de princípios

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL