Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Atuação Crítica

Autor: Sérgio de Carvalho e colaboradores.

Entrevistas da VINTÉM e outras conversas.
Diretor da Companhia do Latão e professor do curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, Sérgio de Carvalho é doutor em Literatura Brasileira, área em que defendeu uma tese de extremo interesse sobre as vicissitudes do teatro moderno no Brasil. Depois de trabalhar como dramaturgista, envolveu-se mais diretamente com a direção teatral em meados dos anos 90, criando a Companhia do Latão que passou a ter este nome a partir de 1997. O gesto indica que a fonte maior da inspiração de sua pesquisa teatral é o trabalho de Brecht. Desde então, algumas questões norteiam os experimentos do grupo: possibilidades e limites do trabalho teatral em tempos de total colonização da sensibilidade e do imaginário pela indústria cultural; desafios práticos e teóricos postos desde sempre aos que se dispõem a fazer teatro ou qualquer modalidade de arte conseqüente no Brasil; e, sem esgotar a pauta, a busca de uma cena em que as formas da sociabilidade brasileira possam ser examinadas sem complacência.
O repertório da Companhia do Latão inclui três obras fundamentais de Brecht – A santa Joana dos matadouros (1997), Os dias da Comuna (1999) e O círculo de giz caucasiano (2006) – e também peças autorais como O nome do sujeito (1998), Auto dos bons tratos (2002), O mercado do gozo (2003) e Visões siamesas (2004). São montagens desenvolvidas por método próprio de elaboração coletiva, que enfrentam o desafio de pensar o Brasil.

A revista Vintém, que gera as entrevistas deste livro, é uma produção de caráter crítico que acompanha o desenvolvimento da pesquisa cênica de Sérgio de Carvalho e de um grupo de artistas que sabe que uma arte conseqüente não pode dispensar a reflexão sobre seus fundamentos teóricos. (Iná Camargo Costa)


Acesse: http://pueblolivraria.com.br


FICHA DO LIVRO

Título: Atuação Crítica
Autor: Sérgio de Carvalho e colaboradores

Editora: Expressão Popular
Páginas: 224

Gênero: Teatro

ISBN: 978-85-7743-098-7

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL