Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

O Socialismo no século 21 - há vida após o neoliberalismo?

Autor: Atílio A. Boron.

 
Este livro fala sobre as vicissitudes do capitalismo na América Latina. Seu ponto de partida é a constatação, depois de mais de um século, de haver sido instaurado como modo de produção dominante nas suas principais economias e, apesar de ter experimentado períodos de elevadas taxas de crescimento econômico, nossos países continuam mergulhados no subdesenvolvimento. Essas principais economias – Argentina, Brasil, Chile e México – continuam lutando com os tradicionais problemas do passado como, entre outros, pobreza, indigência e exclusão social crescente, extrema concentração de riqueza e renda e “democracias” mais aparentes que reais, nas quais estão ausentes os mais elementares direitos dos cidadãos.

Depois de muitas décadas de sacrifício e de perversa exploração, períodos de repressão e derramamento de sangue, o capitalismo demonstra que não é o caminho para o desenvolvimento desses países, mas exatamente o contrário: é o caminho mais seguro para perpetuar o subdesenvolvimento.

O capitalismo não é uma receita que se pode tornar universal, muito menos eterna. A realidade é que, depois de pouco mais de cem anos, apenas um país pôde atravessar as fronteiras que dividem o desenvolvimento do subdesenvolvimento, e é esse o caso excepcional da Coreia do Sul.

Mas por que será que ninguém mais repetiu essa façanha?A resposta que aqui se busca fundamentar é que ninguém mais poderia repetir tal façanha porque as condições que permitiram a passagem do subdesenvolvimento para o desenvolvimento pela via capitalista ao longo do século 20 desapareceram.

Assim, este livro busca contribuir no sentido de evitar a continuação desse sistema injusto e irreformável, que coloca a humanidade à beira de sua própria destruição. Com esse intuito, examina as perspectivas de um futuro não capitalista para a América Latina por meio de um socialismo do século 21, um socialismo renovado, que capitaliza e amadurece com as experiências das revoluções socialistas do século passado.

Acesse: http://pueblolivraria.com.br

FICHA DO LIVRO

Páginas: 136
Peso: 175 g

Gênero: Marxismo - Política

ISBN: 978-85-7743-170-0

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL