Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

História Econômica

Autoras: Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura e Vera Lúcia Amaral Ferlini (Orgs).

Pode parecer mero jogo de palavras, mas a História Econômica não pode ser confundida com a história da economia. No campo do conhecimento histórico, a economia é elemento fundamental da vida humana, entendida em suas relações sociopolíticas e culturais. Nas múltiplas abordagens em que a sociedade e a economia se materializaram – feiras, bancas, lojas –, os autores dos ensaios reunidos neste volume descrevem o dia-a-dia de pessoas que produzem e consomem, mas longe de uma perspectiva economicista.

Desta forma, por meio dos estudos que compõe este volume, passamos a compreender melhor o papel econômico das mulheres no século XVIII, os jogos de poder dentro das fábricas no século XX, a colonização dos territórios de fronteira no século XIX e muitas outras relações sociais.

Dividido em cinco partes, este livro espelha a vanguarda dos trabalhos do programa de pós-graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo. Trabalhos que buscam, a partir de um compromisso com um entendimento amplo dos fenômenos históricos, expressar aquilo que o historiador francês Fernand Braudel chamou, certa vez, de “o conjunto dos conjuntos, a sociedade”.


Venda sob encomenda.
Acesse: http://pueblolivraria.com.br

FICHA DO LIVRO



Páginas: 487

Gênero: História - Economia

ISBN: 85-98325-36-8

Sobre as autoras: Esmeralda Branco Bolsonaro de Moura é professora do Departamento de História da FFLCH/USP. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica e Diretora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina. É autora de Mulheres e menores no trabalho industrial em São Paulo.

Vera Lúcia Amaral Ferlini, mestre e doutora em História Econômica, é Livre-Docente em História Ibérica e professora associada da USP. Preside a Comissão Gestora da Cátedra Jaime Cortesão, da FFLCH/USP/Instituto Camões. Publicou A civilização do açúcar e Terra, trabalho e poder.

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL