Pesquisa

.

Aviso
Devido ao processo de migração da Banca Livraria Popular para o site da Pueblo Livraria, pedimos para enviar e-mail confirmando a disponibilidade dos livros antes de compra-los por este blog.

Introdução à teoria e à prática dialética do direito brasileiro

Autor: Alberto Liebling Kopittke.

A experiência da RENAP (Rede Nacional de Advogados Populares).
Este trabalho revive a força do pensamento de Roberto Lyra Filho, um dos mais importantes expoentes do pensamento crítico sobre o Direito, que floresceu em conjunto com a redemocratização do país. Lyra teve o mérito de socorrer-se de Hegel para, no plano da teoria do Direito, reconstruir uma leitura aberta e não dogmática do marxismo.

O pensamento dialético enseja uma compreensão viva das potencialidades da ação humana, que, ao não se vincularem às meras necessidades do mundo natural, permanecem abertas à totalidade. A relação intersubjetiva considerada como fundamento do Direito organiza uma parte dessa totalidade de forma consciente.

É desse ponto de partida que se pode compreender o Direito como um campo aberto para a afirmação ou para a desconstituição de direitos, ao longo do processo histórico.

O contraponto naturalista-economicista do neoliberalismo, mesmo que o seu discurso baseado no consenso de Washington tenha se desmoralizado com a crise do sub-prime, permanece vivo. Como força subjetiva aparentemente natural do capital, seus epígonos consideram os direitos um empecilho a sua livre movimentação especulativa.


Acesse: http://pueblolivraria.com.br

FICHA DO LIVRO


Título: Introdução à teoria e à prática dialética do direito brasileiro
Autor: Alberto Liebling Kopittke
Editora: Expressão Popular

Páginas: 96

Gênero: Direito

ISBN: 9788577431618

0 comentários:

Postar um comentário


Compre aqui na Banca Livraria Popular através do PagSeguro-UOL