Território e cidades
Projetos e representações, 1870-970
Ao leitor e, ainda mais, ao pesquisador que se dedica à história da cidade e da arquitetura, especial interesse naturalmente deve despertar o estado da arte da mesma e sua evolução no tempo. Nesse sentido, se por um lado é facilmente perceptível, já há muito, a consolidação de um movimento em direção à superação de uma história dos grandes personagens e eventos e do “ídolo político” por uma abordagem globalizante e crítica, por outro lado pode ser menos cristalina a visão do horizonte complexo a que nos leva a multiplicidade de objetos, fontes, perspectivas, luzes, lentes que desvelam surpresas numa história em permanente construção.
Nesse ambiente, em que o rigor na construção de instrumentais metodológicos e o apuro na consulta às fontes documentais – e os diferentes capítulos o provam – exigem cada vez mais dos pesquisadores, o momento do diálogo revela-se essencial pelo seu caráter criativo, seminal.
Acesse: http://pueblolivraria.com.br
FICHA DO LIVRO
Título: Território e cidadesAutores: Cristina de Campos, Eduardo Romero de Oliveira e Maria Lucia Caira Gitahy.
Editora: Alameda Editorial
Páginas:256
Páginas:256
Ano: 2011
Edição: 1ª
Gênero: História - Arquitetura - Geografia
Gênero: História - Arquitetura - Geografia
ISBN: 978-85-7939-099-9
Eduardo Romero de Oliveira é Historiador, mestre em História Social e Doutor pela Universidade de São Paulo. É Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Cristina de Campos é Cientista social, mestre e doutora em História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do HSTTFAU/FAU/USP.
Maria Lucia Caira Gitahy é Cientista Social, Mestre e Doutora em História e Professora Associada da AUH/FAU/USP e coordenadora do grupo de pesquisas HSTTFAU (História Social do Trabalho e da Tecnologia como Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) no LabFAU (Laboratório de Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário